Como o desmatamento pode prejudicar os rios?


O desmatamento é um dos principais problemas na Amazônia, sendo alvo de preocupação de grandes ONGs nacionais e internacionais. Enquanto isso, para muitos, esse é um problema fictício. Sabem que o desmatamento ocorre, mas ignoram as consequências.

Em Nova Esperança do Piriá, o poder público faz "vista grossa" para o desmatamento que ocorre no município, e muitos pensam: não me afeta, não é problema meu.

Entretanto, os efeitos do desmatamento chegam para todos. Um destes efeitos é a significativa redução da vazão, principalmente no período de estiagem, dos rios e igarapés que têm sua bacia desmatada. Estes, por vezes, chegam a secar totalmente no verão.

Essa redução da vazão dos rios foi comprovada no rio Uraim, de cuja bacia também faz parte Nova Esperança do Piriá, no artigo Efeitos do desmatamento em larga-escala na hidrologia da bacia do Uraim, Amazônia publicado na Revista Brasileira de Geografia Física e que também está disponível para download.

Verifica-se, assim, que os efeitos do desmatamento já ocorrem em Nova esperança do Piriá e é questão de tempo até serem também verificados no Rio Piriá, que tem sua bacia dentro do município.

Se você conhece algum rio ou igarapé de Nova Esperança do Piriá que vem sofrendo reduções de vazão, ou mesmo secando, no verão e sabe que nem sempre foi assim, deixe um comentário e contribua com essa discussão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.